Esse é o blog da Secretaria Municipal da Juventude do PT de Araraquara. Aqui serão divulgadas as lutas, sonhos e ações dos/as jovens petistas araraquarenses.
No PT de Araraquara a juventude ampliou seu espaço político e se constituí como uma das principais frentes de militância do Partido. Temos presença viva no PT, mas temos priorizado o diálogo e atuação com o conjunto dos/as jovens da cidade. Exemplo disso são dois movimentos de jovens que atuam em Araraquara que contam com a participação da JPT, desde a fundação.
Um coletivo se chama Pé Vermelho, construído por jovens do campo e da cidade que objetiva alimentar a luta pela Reforma Agrária o e resgate da cultura camponesa no Assentamento Bela Vista. Este coletivo já organizou diversas ações e tem aproveitado a cultura como principal instrumento de aproximação e transformação da comunidade.
O outro coletivo chamado movimento Za-há-wi é fundamentalmente formado por jovens da cidade e tem o objetivo de ampliar os espaços políticos da juventude e luta pela ampliação de direitos sociais. Organizar campanhas públicas, ocupar espaços de participação popular (COMJUVE, OP, entre outros) e trabalhar com formação política são ações permanentes deste movimento. Já organizamos distintas campanhas: contra a redução da idade penal; contra a alienação promovida pela televisão; contra o fechamento de bares e restaurantes mais cedo; a defesa do trabalho decente foram lutas encapadas pela nossa juventude.
Para a JPT de Araraquara, mais do que despender enorme tempo com a burocracia interna ou mesmo com disputas de tendências por mais espaços, devemos dialogar e organizar a massa de jovens que não se interessa pela política. Nesse sentido, temos que fazer um esforço permanente para que nossas lutas estejam conectadas com os anseios da maioria dos jovens, filhos da classe trabalhadores e habitantes das periferias (urbanas e rurais).
Acreditamos que é por meio da organização de movimentos sociais, núcleos nos bairros poderemos recuperar a identidade socialista do PT e construir ações efetivas para transformar a enorme desigualdade social que ainda afeta o país para a construção de uma sociedade libertária, humana e justa.
Vamos à luta!!!!
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário